Pular para o conteúdo principal

Ditadura Nunca Mais: Nupef reforça o seu compromisso com a defesa da democracia

Nesta data que marca os 60 anos do Golpe empresarial-militar no Brasil, o Nupef reforça o seu compromisso com a defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito. É preciso lembrar para não esquecer! Para termos justiça social, precisamos conhecer a nossa história e preservar nossa memória.

Com o nosso trabalho, contribuímos para que o uso das tecnologias de informação e comunicação possam fortalecer a democracia e os direitos humanos. Para trazer um exemplo de como fazemos isso, vale recordar o projeto Graúna Memória. Ele nasce lá em 2021 com o objetivo de preservar a memória de conteúdo publicado na Internet. O site da Comissão da Verdade foi um dos primeiros a serem salvos. Em um período em que o Brasil foi marcado por pouca transparência, enfraquecimento da Lei de Acesso à Informação, apagão de dados, conteúdos retirados dos sites de órgãos públicos e, eventualmente, ataques hackers, garantir a preservação das informações, bem como de outros sites, foi fundamental.

E continua sendo, uma vez que no que diz respeito à memória digital o problema é amplo, longevo e perpassa governos diversos. Já tivemos muitas provas de que as informações online estão vulneráveis, portanto, garantir a preservação das informações é passo importante na defesa da democracia.

Neste 01/04, em defesa de um Brasil que seja de fato democrático para todos e todas, reforçamos a importância da democratização da comunicação, da garantia do acesso seguro à Internet, do enfrentamento à desinformação e da necessidade de regulação democrática das plataformas digitais.

Confira o site da Comissão da Verdade, preservado pelo Nupef por meio do projeto Graúna Memória:

https://grauna.org.br/wayback/httpcnvmemoriasreveladasgovbr_public/20210919204324/http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/index-2.html 

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.