Pular para o conteúdo principal

Março, mês de início das aulas... por aqui também!

Alunos da formação em encontro no quilombo Santa Joana

Após um belo encontro presencial no início do ano, chegou a hora de começar a formação online da Estratégia de Comunicação e Resiliência em Territórios Quilombolas, experiência de mais fôlego dentro de nosso projeto de redes comunitárias.

Hoje é o primeiro dia de aula para os jovens bolsistas selecionados por comunidades de Maranhão e Piauí, ligadas à Conaq. Em janeiro, foi muito gratificante conhecer e ver um grupo tão interessado e interessante. Agora é a hora de seguir na viagem do conhecimento.

Na continuação do primeiro módulo, vamos tratar das redes em si: como funciona a internet? Como pensar a estrutura de uma rede em sua comunidade? Como lidar com roteadores? E muito mais, incluindo aulas práticas e teóricas.

O módulo seguinte será dedicado à segurança de informação e cuidados digitais, temas que merecem muita atenção de todo mundo que usa as redes.

Mas engana-se quem pensa que trata-se de um curso "vertical", com alunos de um lado e professores de outro. Aprendemos muito nessas oportunidades, até porque sabemos que cada comunidade tem uma história e uma demanda.

As aulas são online, a partir das redes comunitárias instaladas, na maioria dos casos, pelos próprios participantes.

REDES SOCIAIS

 

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0). Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.